Avaliação antidumping como mecanismos de proteção da concorrência externa desleal

Publicado em 03 dez. 2021. Última atualização em 07 dez. 2021

Por vezes, empresas brasileiras enfrentam concorrência acirrada de empresas estrangeiras em solo nacional, cuja oferta de produtos acabam tendo preços diferenciados em função dos meios de produção e no acesso a fornecimento de matéria-prima em prazos distintos. Neste caso, a turma é convidada a relacionar conhecimentos jurídicos e econômicos para encontrar possíveis soluções para atitudes anticoncorrenciais e antidumping, utilizando os métodos de pesquisa e seminário para apresentação dos resultados desenvolvidos em grupos, dentro e fora da sala de aula.

Correlacionar os aspectos de origem econômica com os de origem jurídica, verificando a aplicabilidade da norma ao caso apresentado. Criar argumentos factíveis que possam ilustrar possíveis saídas/alternativas ao desafio apresentado, colaborando para solucionar o caso. Considerar os diferentes fatores que norteiam os interesses dos agentes envolvidos.

• Direito Economico

• Antidumping; Barreiras de Entrada; Concorrência; Demanda; Oferta