Ergonomia no Ambiente de Trabalho

Publicado em 16 jan. 2019. Última atualização em 04 fev. 2019
Ergonomia no Ambiente de Trabalho

Ementa: 

Um empregado fez uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho alegando que a sua empresa não estava atuando em conformidade com as normas do meio ambiente de trabalho e que diversos trabalhadores estavam sendo afetados por essa atitude. O Sindicato formalizou a denúncia ao Ministério Público do Trabalho, que oficiou o Ministério do Trabalho de Piracicaba para que fosse feita uma inspeção do local de trabalho para verificar a veracidade da denúncia, especialmente relacionada a conformidade da empresa com as regras previstas na Norma Regulamentadora nº 17.
Chegando na empresa, o auditor fiscal do trabalho identificou diversas irregularidades. Foram lavrados autos de infração e a empresa requereu a realização de Mesa Redonda no Ministério do Trabalho com o Sindicato para resolver a questão.

Objetivo: 

Provocar o aluno a refletir, a partir da situação fática apresentada, sobre as questões atinentes ao meio ambiente de trabalho e ergonomia, bem como analisar as possibilidades de negociação em uma Mesa Redonda do Ministério do Trabalho. Pretende-se que o aluno utilize elementos teóricos e analise os elementos presentes no caso concreto, para desenvolver uma solução para dirimir a questão apresentada.

Detalhes da atividade

Instituição: 

FGV DIREITO SP

Área de concentração: 

  • Direito do Trabalho

Disciplinas: 

Meio Ambiente do Trabalho

Curso: 

  • Pós-Graduação lato sensu

Palavras-chave: 

  • ERGONOMIA; FISCALIZAÇÃO; NORMA REGULAMENTADORA Nº 17; MEIO AMBIENTE DE TRABALHO; MESA REDONDA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO.

Número de alunos: 

30

Tempo de aplicação: 

02:35

Edição: 

Larissa Medeiros Rocha
Anexos
Este download é disponível somente para colaboradores da FGV

Direitos autorais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Atividades Relacionadas