Evitando uma fraude na Caipirafarma Ltda.: mediação como método de proteção das partes

Publicado em 15 ago. 2020. Última atualização em 17 ago. 2020

Os efeitos dos problemas interpessoais em uma organização familiar podem gerar a perda do controle da empresa, construída muitas vezes durante gerações. Por isso, atualmente no Direito se intensificaram discussões sobre práticas de governança corporativa dentro destas instituições, fortalecendo a administração para evitar a influência de atritos decorrentes das relações familiares. O caso aborda situações possíveis do cotidiano, as quais são protagonizadas pela Família Silva na gestão da rede farmacêutica “Caipirafarma Ltda.”, na Cidade de Jaú, e revelam questões passíveis de discussão judicial intensa entre vários personagens. Os atores principais do caso, Maria e José, foram casados entre si e exerciam papéis importantes na empresa familiar, respectivamente sócia e administrador. Os problemas pessoais afetaram demasiadamente a relação conjugal, causando a separação, e avançaram para a relação profissional. A desordem na vida de ambos deu origem a uma fraude societária praticada por José contra Maria, mediante abuso de poderes, mas o aspecto psicológico clama uma decisão assertiva dos profissionais envolvidos. Espera-se que o (a) aluno (a) possa traçar uma estratégia de mediação adequada para o caso, considerando as vertentes jurídicas possíveis. Para tanto, a utilização da dinâmica do “role-play”, com a interpretação dos personagens pelos (as) alunos (as), possibilita a construção crítica de opiniões sobre o tema.

• Planejamento Patrimonial e Sucessório