Os impactos da discriminação algorítmica nas relações de consumo: caso Travel Website Orbitz

Publicado em 16 nov. 2022. Última atualização em 10 jan. 2023

Trata-se de um caso sobre o site de viagens Orbitz que adotou uma estratégica de marketing de acordo com as informações coletadas por algoritmos. De acordo com o Wall Street Journal, o site direciona aos seus clientes quartos de hotel mais caros os mais baratos de acordo com o computador que o usuário está utilizando, por exemplo, se o usuário tem um MAC o conteúdo direcionado tende a ser mais caro do que de outros computadores. Segundo os relatórios de Marketing da empresa, os usuários que possuem MAC tendem a pagar até 30% a mais em quartos de hotel do que outros usuários que não possuem essa marca de notebook. Através de comentários no artigo do The Wall Street Journal, alguns usuários do site ficaram insatisfeitos com o site de viagens e outros pareceram não ligar para a prática utilizada pelo site de viagens. Analise a prática do site de viagens informando se a prática adotada através do algoritmo pode ser considerada uma violação ao direito do Consumidor.

Os alunos, em grupo, deverão analisar o caso trazido a partir do método do caso e debate, avaliando se houve alguma violação aos consumidores, bem como se o algoritmo foi discriminatório quando tomou uma determinada decisão.

(i) Auxiliar os alunos a entender o que é um algoritmo, bem como aprofundar os temas em relação ao viés que este algoritmo pode realizar e se este algoritmo pode gerar discriminação.

• Disciplina Optativa

• Direito do Consumidor; Relações de Consumo; Direito Digital; Inteligência Artificial; Discriminação Algorítmica.

Não há número mínimo e máximo de participantes