Reunião de Projeto: E-Sofia

Publicado em 14 abr. 2018. Última atualização em 29 abr. 2019

A E-Sofia é uma empresa que atua exclusivamente no e-commerce para a venda de tablets específicos para educação.
Os tablets se chamam Sofia, em referência à palavra grega para “sabedoria”. O presidente da E-Sofia solicita que os advogados de sua empresa, de acordo com a divisão de suas áreas, preparem material para a reunião que será realizada dentro de algumas semanas. Este material deverá ser elaborado pelas equipes jurídicas, que escolherão pontos chave sobre as práticas comerciais e empresariais envolvidas neste novo projeto da empresa. Os pontos a serem pesquisados são os seguintes: 1. Contratos da E-Sofia com Parceiros Comerciais; 2. Contratos com Consumidores; 3. Questões Concorrenciais e Consumeristas (além das contratuais); 4. Dados pessoais; 5. E-commerce e direito de arrependimento.
O Presidente da E-Sofia questionará representantes das equipes jurídicas, que estarão dispostos em uma mesa no meio da sala, simulando-se um dia de reunião e apresentação de resultados de pesquisas estratégicas sobre o novo projeto. O restante dos advogados-participantes permanecerá ao redor da sala de reuniões, e poderão participar com perguntas e colaborações ao final da simulação da reunião. Por meio da simulação da reunião com o seu Presidente, buscar-se-á o desenvolvimento da linguagem jurídica-empresarial de forma que os advogados (alunos) saiam do seu espaço de conforto, improvisando e sendo provocados pelo Presidente da E-Sofia, um gestor que tem pressa no desenho das estratégias de ação de sua empresa.

FGV DIREITO SP

• Direito Empresarial

Direito e empresa na sociedade de consumo

• Simulação; Reunião empresarial; Linguagem jurídica-empresarial; Dados Pessoais; Contratos Empresariais e de Consumo; Questões Concorrenciais e Consumeristas; Capacidade de desenho de estratégias de ação.

20 a 30

Luciana Helena Gonçalves