Aluno assume um papel, desenvolvendo, a partir dele, as atividades solicitadas pelo professor; visa prioritariamente a levar o aluno a pensar os fatos e construir seus argumentos a partir do papel adotado
A simulação caracteriza-se pela criação de cenários que simulam a realidade e pela interação dos alunos a partir de seus diferentes papéis; visa prioritariamente a levar o aluno a interagir, dentro do cenário, a partir do papel adotado
A partir de decisões proferidas em casos reais, professor conduz o diálogo levando o aluno a desenvolver o raciocínio jurídico por meio da análise, interpretação e construção de argumentos jurídicos
A partir da análise de casos complexos (reais ou hipotéticos), que envolvem elementos jurídicos e não-jurídicos, aluno desenvolve a capacidade de elaborar formulações jurídicas que equacionem a situação apresentada
Diálogo conduzido pelo professor é a ferramenta central; professor utiliza-se da argumentação dos alunos para levá-los, a partir de questionamentos, ao entendimento e reflexão sobre um conceito ou tópico específico
Aluno ou grupo de alunos pesquisam e apresentam um tema ainda não totalmente conhecido dos colegas; objetivo prioritário é informar e/ou completar e ampliar o conhecimento da turma sobre o tema; tipicamente, é a atividade central da aula
Aluno ou grupo de alunos apresentam texto já conhecido dos colegas; objetivo prioritário é sistematizar, problematizar e/ou criticar texto ou objeto previamente conhecido; tipicamente, serve como atividade inicial da aula
Aluno ou grupo de alunos apresentam projeto de pesquisa acadêmica em andamento ou pesquisa já realizada; tipicamente, conduz ao debate posterior com a turma
Exposição é a ferramenta central, com perguntas eventuais dos alunos tendo como função primordial esclarecer aquilo que o professor quer passar
O debate entre os alunos é a ferramenta central. O professor atua apenas na coordenação e supervisão do processo
A partir da leitura de documentos (peças processuais, contratos, legislação, etc.) aluno realiza atividades para desenvolver sua capacidade de análise, interpretação e compreensão
Jogos envolvem primordialmente a interação entre os alunos, segundo regras pré-estabelecidas, para o atingimento de um objetivo, de forma competitiva ou colaborativa