É viável e desejável regular tecnologias? o caso da mineração de Bitcoins?o caso da mineração de Bitcoins

Publicado em 21 nov. 2022. Última atualização em 10 jan. 2023
É viável e desejável regular tecnologias? o caso da mineração de Bitcoins

O caso aborda o tema da possibilidade de regulação das tecnologias subjacentes aos ativos virtuais, em especial ao mecanismo de consenso da prova de trabalho utilizado para a mineração de Bitcoins. Trata-se de um convite para que discentes reflitam acerca das vantagens e desvantagens de diversos mecanismos de consenso avaliarem a conveniência e a oportunidade de se construírem diretrizes normativas aptas a concretizar os objetivos constitucionais da promoção da livre concorrência, proteção do meio ambiente e desenvolvimento equilibrado do País. Para alcançar os objetivos de aprendizagem, os discentes serão divididos em grupos e serão estimulados a apresentarem um parecer por meio do qual deverão abordar os tópicos dispostos na narrativa.

O objetivo da presente atividade é fazer com que os alunos reflitam acerca dos temas abordados na aula, quais sejam: consumo de energia elétrica, escalabilidade e contestabilidade dos diferentes mecanismos de consenso de DLT comparativamente à prova de trabalho. É recomendado que a atividade seja realizada ainda no início do curso, uma vez que ela aborda temas que são, essencialmente, introdutórios

É viável e desejável regular tecnologias? o caso da mineração de Bitcoins

• Criptoativos e ativos virtuais - uma abordagem interdisciplinar

• Disciplina optativa

• Mineração de ativos virtuais
  • Mecanismos de consenso
  • Prova de trabalho; Mercados Contestáveis.