Ementa:
Os discentes ingressantes do 1º período realizaram pesquisa sobre o procedimento do Tribunal do Júri, bem como leitura prévia de obra literária clássica para que pudessem utilizar o caso literário como roteiro do júri simulado.
Objetivo:
- OBJETIVOS: esta atividade se insere no objetivo do curso, em razão da perspectiva de formar profissionais com postura crítica, por meio da participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, utilizando-se também do instrumento de aprendizagem denominado letramento acadêmico. Por ser um trabalho interdisciplinar, são analisados conteúdos da Introdução ao Estudo do Direito, Filosofia, Linguagem e Argumentação, Ciência Política e Direito Processual Penal.
- HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: pretendeu-se desenvolver as capacidades de interpretação de texto, argumentação jurídica e criticidade.
Dinâmica:
- MÉTODO DE ENSINO: leitura crítica, letramento acadêmico e aprendizagem baseada em problemas.
- PREPARAÇÃO: em relação aos alunos, a preparação consistiu na leitura da obra literária “Tempo de Matar” e na discussão sobre o tema, as teses a serem defendidas. Eles também realizaram atividade de pesquisa ampla sobre o tema e o procedimento do Tribunal do Júri, inclusive por meio de visitas às sessões. Finalmente, durante o semestre os alunos se reuniram em sala e fora dela para elaboração das falas dos atores do Tribunal do Júri. Esquematicamente, foram atribuições dos alunos:
• estudar a obra Tempo de Matar de John Grisham
• pesquisar o julgamento popular e temas afins para sustentação do trabalho
• construir uma peça teatral que inclua o julgamento de do personagem.
Em relação aos professores, no início do semestre os docentes reuniram-se para determinação da obra literária a ser utilizada no trabalho - Tempo de Matar de John Grisham (editora Rocco) - bem como para a redação do roteiro que deveria ser seguido pelos alunos. Esquematicamente, foram atribuições dos professores:
• disponibilizar período de sua carga horária para orientação dos grupos;
• auxiliar na divisão dos grupos e indicar o local e data para apresentação.
• fortalecer o caráter da interdisciplinaridade do respectivo período, informando sobre quais disciplinas estavam sendo contempladas,
• fazer orientações quanto à metodologia.
• orientar a ordenação de ideias no desenvolvimento do trabalho, estimulando o discente a produzir o conhecimento a todo instante, no processo de construção do trabalho integrado.
• avaliar a construção do trabalho
- DESENVOLVIMENTO DA DINÂMICA: a dinâmica se desenvolveu quatro etapas:
1 etapa: mês de agosto
- Discussão do trabalho interdisciplinar com a gestora do curso de Direito, professora Inês Campolina, e com os professores do primeiro período, definindo a obra a ser trabalhada e as datas para a realização das etapas do trabalho;
- Apresentação do trabalho para os alunos, explicação sobre a importância da interdisciplinaridade, e estímulo à realização de visita técnica ao Fórum Augusto de Lima na Cidade de Nova Lima- MG, para assistirem a um julgamento do tribunal do júri.
2 Etapa: Mês de setembro:
- Leitura da obra estabelecida, realizada pelos alunos.
- Visita técnica ao Fórum Augusto de Lima, Praça Bernadino Lima- Centro, Nova Lima- MG, para assistirem a um julgamento, acompanhados das professoras Liciane Gonçalves e Carla Cristina.
3 Etapa: Mês de outubro:
- Encontro dos grupos para a elaboração das peças de defesa e acusação e organização para a apresentação do trabalho. Nesse sentido, a turma se dividiu em 4 ou 5 grupos:
1- acusação: máximo de sete componentes, somente um atuou na peça, os demais foram auxiliares e pesquisadores;
2- defesa: máximo de sete componentes, somente um atuou na peça, os demais foram auxiliares e pesquisadores;
3- colegiado de juízes: máximo de cinco componentes, somente um atuou na peça, os demais foram auxiliares e pesquisadores;
4- jurados: máximo de vinte e um e mínimo de sete;
5- cidadãos: todos os alunos restantes (somente se não houvesse espaço nos grupos), atuaram como corpo de apoio para os atuantes.
Os grupos deveriam desenvolver suas pesquisas e argumentações de acordo com sua tarefa a ser desempenhada.
4 Etapa: Mês de novembro:
- Apresentação do trabalho para os professores do primeiro período (banca examinadora);
- Avaliação do trabalho pela banca;
- Reflexão sobre o que foi aprendido com a realização do trabalho;
- Reflexão sobre a importância desse trabalho para a formação e preparação do aluno do curso de Direito;
- Reflexão sobre o trabalho em equipe, apresentação das vantagens e dificuldades encontradas;
- Reflexão sobre a importância da interdisciplinaridade, com o objetivo de identificar a relação entre as disciplinas do período.
Avaliação:
- AVALIAÇÃO POR NOTA: a atividade teve caráter avaliativo como trabalho interdisciplinar. Foram avaliados os seguintes itens: planejamento da peça, execução, contextualização do caso, envolvimento dos membros e criatividade.