Publicado em 15 ago. 2020. Última atualização em 17 ago. 2020
Aspectos contábeis e tributários no planejamento patrimonial: o caso dos 5R’s

O caso a ser trabalhado envolve pensamento crítico e análise técnica no planejamento patrimonial e sucessório da família de Robson e Rita, que juntos tiveram três filhos: Roberto, Renata e Rafael, chamados em conjunto de “5R’s”, como consta no título deste exercício. Serão abordados temas relacionados a aspectos contábeis e tributários deste instituto, pensando na estruturação de diversas probabilidades de execução do planejamento da empresa familiar posta em debate, utilizando-se o conhecimento jurídico relacionado ao curso. A narrativa do caso comporta diferentes estruturas para o desenvolvimento das aulas, aqui proposto em três etapas: (i) análise do problema; (ii) design thinking; e (iii) elaboração de exercícios, a serem utilizados como forma de avaliação dos (as) discentes participantes.

• Planejamento Patrimonial e Sucessório