Ementa:
Esta atividade foi destinada a incentivar a pesquisa e a formulação do senso crítico discente através da elaboração de cartilha sobre direito e deveres da criança.
Objetivo:
- OBJETIVOS GERAIS: esta atividade se insere no objetivo do curso, diante da perspectiva de formar profissionais com postura crítica, condição de participação ativa no processo de aprendizagem, produção e disseminação do conhecimento, atrelando a historicidade individual à necessidade da sociedade.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: os discentes pesquisaram sobre direitos e deveres da criança, conteúdo este inserido na disciplina Direito Civil, e sobre os crimes contra a criança no contexto do Direito Penal.
- HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: pretendeu-se desenvolver a expressão escrita e a redação jurídica adequada ao público-alvo.
Dinâmica:
- MÉTODO DE ENSINO: leitura crítica, letramento acadêmico e flexibilidade cognitiva.
- PREPARAÇÃO: em relação aos alunos, a preparação consistiu na realização de pesquisa e leitura de doutrinas e sites relacionados aos direitos e deveres da criança.
Em relação à professora, houve não apenas um trabalho de estímulo ao raciocínio e à motivação dos discentes, mas também de análise do contexto social e suas demandas, com o escopo de exercer a responsabilidade social através de informações à comunidade.
- DESENVOLVIMENTO DA DINÂMICA: Os alunos foram inicialmente estimulados através da pesquisa científica a realizarem resenha de obra doutrinária. Limitaram o tema para desenvolver a atividade e iniciaram a pesquisa doutrinária em sites oficiais do governo sobre direitos e deveres da criança. Nesta etapa, foi utilizado o instrumento de aprendizagem de letramento acadêmico. Elaboraram o material realizando a desconstrução de conceitos e posterior construção mediante linguagem de fácil entendimento e acessível a crianças para transformar o conteúdo até então reconstruído em uma cartilha. Com o escopo de divulgar a informação principalmente para as crianças a cartilha os alunos, após a confecção do material gráfico, participaram da entrega do Manual Informativo do Cidadão para as comunidades (escolas ensino Fundamental I) existentes no entorno da UNIVERSO BH, momento no qual também ministraram palestra à crianças sobre a temática abordada na cartilha.
- CUIDADOS COM A ATIVIDADE: houve zelo ao limitar o tema e a utilização de linguagem clara e objetiva destinada ao público alvo: crianças.
Avaliação:
- AVALIAÇÃO POR NOTA: este trabalho não teve caráter avaliativo e sim a integralização em horas destinadas a Atividade Complementar do Curso.