Publicado em 20 jun. 2021. Última atualização em 21 jun. 2021
Pensando o contencioso estratégico no âmbito dos contratos locatícios

PR Livros é uma empresa do ramo editorial e gráfico da Cidade de Botucatu e, há 09 anos, loca o mesmo imóvel da empresa JIB de Mesquita Negócios Imobiliários. Instaurada a pandemia do Covid-19, decidiu investir no restauro do imóvel alugado, comunicando sua locadora da necessidade de se realizar tal benfeitoria na estrutura do bem. Todavia, estendido o período de fechamento do comércio, viu-se em difícil situação financeira, necessitando organizar suas relações contratuais para a sustentabilidade de seu negócio. Iniciada tentativa de acordo com a locadora de forma extrajudicial, a qual se mostrou infrutífera, PR Livros precisou contratar escritório de advocacia qualificado a fim de pensar a estratégia processual em futuro litígio. Diante deste cenário, no contexto dos contratos de locação, a partir do método do caso, espera-se que os alunos e alunas, enquanto advogados e advogadas da PR Livros, possam reconhecer os pedidos a serem formulados em eventual ação judicial, assim como a causa de pedir, examinando as vantagens e desvantagens das estratégias processuais possíveis de serem realizadas, além de considerar os dispositivos do CPC/15 para propor ao seu cliente a estratégia processual mais adequada e eficaz.

• Processo Civil

• Processo Civil; Contencioso estratégico; Pedido; Causa de Pedir; Direito Contratual; Contrato de Locação

1 hora