Ementa:
O caso aborda a responsabilidade civil consumerista no contexto dos influenciadores digitais, incluindo questões como publicidade enganosa, falta de transparência e a divulgação de produtos e serviços pelos influenciadores. Tatiana, influenciada pelas imagens perfeitas e promessas da influenciadora Estela Martan, buscou um tratamento estético caro para melhorar sua aparência. No entanto, essa busca por um padrão de beleza irreal teve sérias consequências.
Objetivo:
O caso proposto possui como objetivos: i) Compreensão da responsabilidade civil consumerista no mundo digital; ii) Construção de argumentos de defesa dos consumidores e dos influenciadores e quesitos práticos para evitar problemas; iii) Promover habilidades de argumentação e debate; iv) Reflexão sobre os desafios associados à regulação deste setor.
Dinâmica:
Após a leitura da narrativa, os alunos(as) serão divididos(as) em dois grupos para elaboração de argumentos e defesa de interesses opostos. Os grupos terão 30 minutos para discussão e desenvolvimento do trabalho.