Ementa:
O caso objetiva o desenvolvimento de habilidades cognitivas e práticas no processo de negociação contratual. O caso apresenta uma interface entre o Direito Contratual e o Direito Negocial, apresentando ao(à) aluno(a) as principais questões relativas ao processo de negociação. Para tanto, o caso pretende abordar técnicas de solução consensual de conflitos em face de questões complexas que emergem durante o processo de negociação. Assim, o caso utiliza o método de simulação em trios, no qual um(a) terceiro(a) desinteressado(a) intermedia o processo de negociação. O objetivo pedagógico central do caso é (i) proporcionar aos(às) alunos(as) a percepção dos reais interesses dos(as) atores(atrizes) envolvidos(as) em um processo de negociação; (ii) fomentar o aprendizado de técnicas de negociação, em especial, técnicas que proporcionam o alcance de uma negociação exitosa no âmbito de uma relação contratual; (ii) estimular nos(as) alunos(as) o desenvolvimento da habilidade de gerenciamento de conflitos; (iii) provocar no(a) aluno(a) uma maior percepção dos elementos caracterizadores do processo de comunicação no Direito Negocial.