Publicado em 26 jul. 2018. Última atualização em 29 abr. 2019
Escolas Ocupadas: acesso à justiça sob a perspectiva do réu?

Em 2015, mais de mil escolas foram ocupadas no Brasil, como forma de protesto contra reorganização proposta pela Secretaria de Educação, na rede estadual de ensino. As ocupações geram a interposição de diversas ações de reintegração de posse, ajuizadas pelo Governo do Estado de São Paulo. No caso em tela, durante o processo de reintegração de posse de 3 escolas situadas em Guarulhos, algumas questões processuais instigam os alunos discutir princípios processuais, sob a ótica do Réu, considerando as decisões tomadas pelos procuradores, pelo juiz e pelos desembargadores. A discussão coloca como foco questões como o acesso à justiça, contraditório e efetividade do poder judiciário.

Fundação Getúlio Vargas _Direito São Paulo

• Processo Civil
  • Sociologia do Poder Judiciário

Processo Civil, Sociologia do Poder Judiciário, Teoria Geral do Direito, Ciência Política.

• Contraditório
  • Efetividade do Sistema Judicial