Iniciação Científica: "Bolsa Família"

Bolsa família
Publicado em 07 dez. 2015. Última atualização em 23 mai. 2018
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Ementa: 

Esta atividade foi destinada a incentivar a pesquisa e a formulação do senso crítico discente através do estudo do tema “Bolsa Família” mediante utilização dos instrumentos pedagógicos da aprendizagem autônoma baseado nas teorias da Emancipação Pedagógica.

Objetivo: 

- OBJETIVOS GERAIS: esta atividade se insere no objetivo do curso, diante da perspectiva de formar profissionais com postura crítica, condição de participação ativa no processo de aprendizagem-produção e disseminação do conhecimento.

- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: os discentes pesquisaram sobre direitos sociais, conteúdo este inserido na disciplina Introdução ao Estudo de Direito e Ciência Política.

- HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: procurou-se desenvolver as capacidades de interpretação de texto, de argumentação jurídica e de criticidade.

Dinâmica: 

- MÉTODO DE ENSINO: leitura crítica e aprendizagem baseada em problemas e letramento acadêmico.

- PREPARAÇÃO: em relação aos alunos, a preparação foi feita fora de sala de aula por meio de pesquisas em sites e obras doutrinárias sobre o tema de projeto escolhido por eles mesmo.

Em relação à professora, houve um intenso trabalho de acompanhamento dos alunos em todas as etapas, mas com o cuidado de auxiliar os alunos nas etapas de forma que fosse desenvolvido o trabalho com base nos anseios e desejos discentes, visando à motivação na pesquisa de assuntos jurídicos.

- DESENVOLVIMENTO DA DINÂMICA: num primeiro momento, o projeto de iniciação científica foi apresentado aos alunos mediante explicação das etapas a serem seguidas e dos objetivos traçados. Os alunos iniciaram os trabalhos trazendo consigo aspectos cognitivos de sua pré-compreensão, de sua cultura e historicidade, seus conhecimentos prévios que aliados a compreensão e interpretação dos temas o levaria à criticidade e ao aprendizado necessários.

Depois, houve a distribuição aleatória de páginas de jornal impresso da data da aula para que os alunos pudessem ler, escolher uma notícia, interpretá-la e apresentar aos demais colegas. Depois das apresentações iniciou-se a discussão sobre o tema que mais gerou polêmica através de perguntas elaboradas pela professora orientadora e pelos alunos. Escolheu-se o tema de interesse da maioria: o programa de governo “Bolsa Família”. Em seguida, iniciou-se a discussão sobre vários elementos deste programa diante de conhecimentos prévios. Após a definição do tema para a próxima reunião, foram determinadas metas a serem cumpridas de pesquisa de assuntos relativos ao Programa de Governo - Bolsa Família através de sites e obras doutrinárias. Assim, os alunos passaram para uma fase de realização de estudos autônomos buscando agregar conhecimentos novos aos prévios incluindo os culturais e históricos.

Na próxima reunião de grupo, houve a discussão sobre conhecimentos adquiridos com o escopo de apresentar problematizações, hipóteses explicativas para a definição de metas e objetivos para o segundo estudo autônomo. Os alunos tiveram oportunidade de apresentar o resultado da pesquisa. Alguns pontos não esclarecidos foram mencionados como assunto para a próxima reunião: quem foi Ruth Cardoso? Quais os objetivos do programa de governo Bolsa Família? Estrangeiro nacionalizado ou não poderá vir a ser assistido pelo programa?

No terceiro encontro as dúvidas anteriores foram sanadas com apresentação dos discentes do resultado da segunda pesquisa. Os discentes concluíram que os assistidos pelo Programa deveriam ter outras possibilidades, opções de crescimento social A professora orientadora iniciou processo de discussão sobre quais poderiam ser essas possibilidades e como seriam realizadas. Os alunos trouxeram a discussão sobre como motivar os assistidos pelo “Bolsa Família” a participarem de encontros para conscientização da importância de obter informações e de procurar outros instrumentos de auxílio à população carente. Foi uma reunião baseada na realização de brainstorming. Uma das alunas mencionou que os assistidos recebem o salário do “Bolsa Família” em casas lotéricas e que esse seria o momento de abordagem para prestar esclarecimentos, mas verificou-se que eles recebem o dinheiro preocupados em iniciar a busca pelo consumo das necessidades. Então não seria o momento ideal, mas poderia servir para a entrega de um convite ou boletim informativo. Ao término desta reunião ficou determinado que no encontro seguinte os alunos apresentariam as opções de eventos destinados a auxiliar os assistidos. Assim, constituíram subtemas para análise da fase.

No quarto encontro foram apresentadas as seguintes sugestões: palestra sobre problemas advindos do consumo de drogas; sobre assuntos profissionais, tais como preencher currículo, como se apresentar em uma entrevista de emprego, como complementar a renda familiar, como auxiliar o filho nas atividades escolares; cursos para mães gestantes; educação sexual para adolescentes; curso sobre horta orgânica com material reciclável para instalação doméstica e palestra sobre nutricionismo.

No quinto encontro foram analisadas as formas de realização dos eventos. Com o intuito de encerrar os trabalhos da atividade, em virtude do encerramento do semestre, os alunos concluíram que o Projeto foi muito relevante, tendo em vista que puderam aliar conhecimentos prévios aos pesquisados bem como propiciar o fomento ao auxílio daqueles que tanto precisam no contexto econômico e social. Alguns alunos levaram obras sobre o tema Bolsa Família com o intuito de agregar outros conhecimentos e informações.

Avaliação: 

- AVALIAÇÃO POR NOTA: este trabalho não teve caráter avaliativo e sim a integralização em horas destinadas a Atividade Complementar do Curso.

Detalhes da atividade

Nome: 

Projeto de Iniciação Científica – “Bolsa Família”

Instituição: 

Universidade Salgado de Oliveira – Universo BH

Área de concentração: 

  • Ciência Política; Teoria do Direito

Disciplinas: 

Introdução ao Estudo do Direito I – 1º período

Curso: 

  • Graduação

Palavras-chave: 

  • Aprendizagem baseada em problemas
  • do Letramento Acadêmico e da Flexibilidade Cognitiva / Senso Crítico
  • Bolsa Família
  • aprendizagem autônoma.

Número de alunos: 

10 alunos

Tempo de aplicação: 

30h

Edição: 

Guilherme Forma Klafke

Direitos autorais

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