O pacto antenupcial de PAULA e BEBETO, por MILTON, um advogado entusiasta dos negócios jurídicos processuais

Publicado em 20 jun. 2021. Última atualização em 21 jun. 2021

Paula e Bebeto conheceram-se na Faculdade de Música e decidiram celebrar seu casamento. Em consulta com o amigo Milton, também estudante de música e advogado, foi-lhes indicado o regime de comunhão parcial de bens. Todavia, Antônio, pai de Paula, grande empresário do ramo de refrigeração industrial, temeroso por colocar em risco todo o patrimônio familiar em eventual sucessão empresarial futura, decide intervir e sugerir o regime de separação de bens ao casal, que aceita, evitando conflitos de ordem emocional. Milton, então, motivado pelos estudos do Código de Processo Civil de 2015, promulgado muito tempo após sua graduação jurídica, decide sugerir aos amigos que se façam outras avenças visando à garantia de ambos após eventual separação. Diante dessa narrativa, espera-se que os alunos e alunas, interpretando o advogado Milton, realizem as entrevistas prévias com os clientes através do método role-play, com papéis destinados a Paula e Bebeto, a fim de possibilitar análises e questionamentos para reestruturar, adaptar e/ou validar o negócio processual civil firmado entre as partes, recomendando estruturas processuais para minimizar o conflito ou evitar o litígio.

• Processo Civil

• Processo Civil; Pacto antenupcial; Negócios jurídicos processuais