DIREITO CONSTITUCIONAL EM MEMES

Imagem de um cachorro branco e peludo com óculos em frente um notebook
Publicado em 18 abr. 2023. Última atualização em 25 abr. 2023
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Ementa: 

A atividade consiste na elaboração de um meme por cada um dos alunos matriculados na disciplina de direito constitucional. este meme é protocolado no final do primeiro bimestre e deve retratar qualquer um dos conteúdos até então trabalhados na disciplina. na aula subsequente, cada aluno apresenta o seu meme, trazendo para a sua explanação o conteúdo jurídico contido neste, ressaltando os aspectos do direito constitucional. assim, a atividade contempla uma grande revisão dos conteúdos abordados no primeiro semestre, bem como busca desenvolver, em especial, igualmente, a oralidade, o protagonismo e a criatividade dos alunos. após a respectiva avaliação e eventuais ajustes, os alunos publicizam os resultados com a comunidade, por meio de suas redes sociais virtuais. nesse momento, igualmente, a partir da sistemática da marcação, a professora responsável pela disciplina e a IES replicam os memes e as informações com a comunidade, em geral. por fim, um questionário foi aplicado aos alunos para eles pudessem opinar sobre a atividade que foi aplicada, tendo estes, na sua maioria, se manifestado positivamente.

Prêmio Destaque na 4ª Edição do Prêmio Esdras de Ensino do Direito (2022).

Objetivo: 

COMO ESSA ATIVIDADE SE INSERE NO OBJETIVO CURSO (DISCIPLINA)

A disciplina, conforme previsto no respectivo PPC, tem como um de seus objetivos, problematizar a organização das funções estatais, relacionando a limitação do poder e a garantia dos direitos fundamentais; problematizar o direito constitucional como fenômeno sociocultural; auxiliar na compreensão dos fenômenos jurídico-processuais ante a complexidade social.  Dessa forma, esta disciplina tem como foco primordial fazer com que o estudante aprenda a conhecer, contribuindo, assim, predominantemente para uma formação ampla e sólida do conhecimento da ciência do direito no âmbito prático e teórico, com domínio de conceitos e da terminologia jurídica, tendo aptidão para interpretar e desenvolver técnicas de raciocínio jurídico; uma formação pautada no conhecimento dos fenômenos sociais e jurídicos contemporâneos locais e globais, estando apto a interpretar e a aplicar princípios e regras do sistema jurídico nacional; bem como para uma formação pluri, multi, trans, interdisciplinar e transversal, posto que se busca formar um graduado que tem habilidade para dialogar entre diversos saberes, realizando uma interligação entre eles, bem como ultrapassando as esferas de cada um isoladamente.

A atividade em questão contribui para que os estudantes, enquanto protagonistas de seu processo de ensino-aprendizagem possam compreender, de forma crítica-reflexiva, as questões atinentes ao direito constitucional, problematizando-as, a partir de situações reais ou lúdicas. Ao lado disso, a experiência permite que possam dialogar com diversos saberes, em que especial, em razão de o direito constitucional, ser o suporte para os demais ramos do direito. Ainda, importante, sinalizar a interação para além das quatro paredes da sala de aula, uma vez que se permitiu o compartilhamento de conhecimentos jurídicos, muitas vezes, considerados densos, de uma forma, mais acessível para que o público no geral pudesse compreender as temáticas abordadas, sendo possível, ainda, replicá-las.

Como objetivos diretos de aprendizagem a atividade visa:

- desenvolver o pensamento crítico-reflexivo dos acadêmicos;

- contribuir para a fixação e aprofundamento do conteúdo;

- impulsionar a criatividade dos estudantes;

- incentivar a oratória;

- compartilhar o conhecimento produzido na academia com a sociedade, a partir de rede social virtual, que permite que seja feitas trocas entre os atores.

QUAIS OS CONTEÚDOS TRABALHADOS NA ATIVIDADE

A atividade abarcou os conteúdos do primeiro bimestre da disciplina, bem como a revisão dos conteúdos trabalhados na disciplina de Direito Constitucional I. Assim, em suma foram abarcados os seguintes conteúdos: 1. Direitos fundamentais; 2. Estrutura e organização do Estado Brasileiro; 3. Organização das funções estatais; 4. Introdução à tripartição das funções estatais.

QUAIS AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TRABALHADAS NA ATIVIDADE

Com a atividade, objetiva-se especialmente desenvolver as seguintes habilidades e competências: 1. Desenvolver o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem; 2. Criar um ambiente propício à criatividade, desengessando o aspecto rígido da dogmática-jurídica, sem perder de vista à qualidade do ensino; 3. Permitir um espaço para a construção crítica e reflexiva do conhecimento jurídico; 4. Demonstrar a importância de transpor as quatro paredes da sala de aula, a partir do compartilhamento público dos memes, demonstrando o caminho do fazer extensionista; 5. Revisitar os conteúdos estudados de forma dinâmica e lúdica, desenvolvendo a criatividade do discente; 6. Impulsionar a oralidade.

Dinâmica: 

FORMA DE PREPARAÇÃO DO PROFESSOR PARA A ATIVIDADE (PERGUNTAS FORMULADAS, RESPOSTAS ESPERADAS, RACIOCÍNIO A SER EMPREGADO ETC.)

No primeiro dia de aula da disciplina, a professora apresenta o plano de ensino, trazendo os elementos para a elaboração, bem como apresentação do meme. para tanto, utiliza um exemplo, em que consta conteúdo já trabalhado na disciplina de direito constitucional i. Assim, a professora organiza o material a ser apresentado, que se reflete em um exemplo a ser observado pelos estudantes na construção da atividade.

Ademais, são indicados materiais para leitura, assim como perfis no instagram que postam memes jurídicos, a fim de embasar o desenvolvimento da atividade.

Ainda, na Plataforma educacional, é aberto um fórum, a fim de que durante o bimestre, os colegas possam trocar informações entre si, bem como interagir com a professora.

Por fim, a professora criou um formulário (https://forms.gle/dWdeZxFWjMzr2BGV6) a ser respondido, facultativamente pelos alunos ao final da atividade, com o intuito de avaliar o alcance dos objetivos pretendidos, bem como aprimorá-la para os próximos semestres.

FORMA DE PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA A ATIVIDADE (LEITURA PRÉVIA, PESQUISAS ETC.)

A partir da apresentação do plano, as aulas, em regra, expositivas-dialogadas, passam a transcorrer e para cada uma delas, são indicadas leituras obrigatórias e complementares. A partir das aulas e das leituras indicadas, os discentes possuíam o arsenal teórico para a construção do respectivo meme. Porém, necessário, igualmente, desenvolver outros aspectos relacionados à criatividade. Isso porque foi preciso pensar e encontrar a imagem que melhor se adequasse ao que queria expor, bem como mecanismos para estruturar o respectivo trabalho. Dessa forma, além do estudo do tema escolhido, com maior profundidade, o aluno necessitou pensar ele a partir de uma figura e um texto, não convencional para que a temática se tornasse atrativa, inclusive, para o leigo.

DETALHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DENTRO E FORA DE SALA DE AULA E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR.

A atividade é proposta no primeiro dia de aula do semestre, a fim de que, a partir do referido momento os alunos já possam ir pensando no meme que irão criar, bem como dialogar sobre esta construção, entre si e com os professores.

Assim, durante o primeiro bimestre cada estudante constrói o seu meme. frise-se que cada aluno escolhe, dentro das temáticas abordadas, aquela que quer trazer no meme. A escolha se opera a partir do estudo realizado em sala de aula, bem como por meio das leituras obrigatórias e complementares, indicadas na plataforma educacional. Além disso, tem-se um fórum, em que os alunos podem debater sobre a construção do meme entre si e com a professora. No final do primeiro bimestre, cada aluno protocola o seu meme.

Na aula subsequente, cada estudante apresenta o seu meme, detalhando os conteúdos abordados. As apresentações ocorrem por blocos de conteúdos, assim, aqueles que apresentaram o meme sobre a mesma temática apresentaram o estruturado na sequência, a fim de que seja possível entre os discentes, com a curadoria da professora, criar um espaço para diálogo e debate crítico-reflexivo sobre cada uma das temáticas.

Frise-se que neste diálogo toda a turma é convidada a participar, embora os criadores dos memes respectivos, devam conduzir o debate após as apresentações.

Eventuais ajustes podem ser sugeridos e os alunos, posteriormente, utilizando a ferramenta de marcação, postam, nas suas redes sociais virtuais, os memes elaborados.

Tal se opera, a fim de que se compartilhe o conteúdo estudado e construído no âmbito da academia com a comunidade, sendo possibilitada uma interação entre os atores. Assim, com as postagens, ocorrem interações entre os discentes e seu círculo de familiares, amigos e conhecidos, que passam a se apropriar, um pouco, do direito constitucional. Além disso, a rede social utilizada permite a repostagem, assim, o impacto das publicações é muito maior do que o simples alcance individual de cada uma das postagens.

Em suma, portanto, o impacto social que a atividade gera é o conhecimento de conceitos e institutos do direito constitucional, bem como a troca de informações sobre situações específicas, que envolvem o aludido ramo do direito.

Ademais, com o intuito de finalizar a dinâmica, na aula subsequente docente e discentes conversam sobre a mesma, em especial sobre o impacto que tal causou em relação à publicização. Por fim, os discentes são convidados a responder o questionário avaliando a atividade.

O processo da atividade pode ser assim esquematizado:

Proposta da atividade - 1º dia letivo --> Fórum na plataforma para troca de ideias e informações --> escolha da temática a ser abordada --> construção do meme --> protocolo na plataforma educacional --> apresentação oral do meme, em sala de aula --> publicação do meme no Instagram --> interação com a comunidade --> diálogo entre os atores e resposta ao questionário para a avaliação da atividade. 

Avaliação: 

MATRIZ DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS (CRITÉRIOS UTILIZADOS TANTO PARA A RESPOSTA DE DESEMPENHO QUANTO PARA A FORMA DE ATRIBUIÇÃO DE NOTAS)

Os alunos são avaliados em relação aos seguintes critérios:

1. Participação efetiva no fórum constante na Plataforma Educacional, demonstrando a construção do meme, a partir de um diálogo construtivo com os colegas.

2. Oralidade.

3. Conteúdo abordado de forma condizente com a legislação e jurisprudência.

4. Criatividade.

5. Interação com a comunidade, por meio da publicização do resultado, ou seja, do meme.

Estes são critérios para o verificar o desempenho dos alunos, bem como para a atribuição das notas. Ainda, após cada apresentação a professora traz estes aspectos na sua fala, a fim de colaborar com o desenvolvimento do acadêmico. Por fim, há um diálogo amplo entre todos os discentes e a professora.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE “CONSOLIDAÇÃO” A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS (ATIVIDADES EXTRACLASSE)

Após o protocolo do meme, apresentação deste e eventuais ajustes que se façam necessários, cada aluno posta o seu meme na sua rede social virtual, utilizando-se do sistema de marcação para que a professora e a instituição possam, igualmente, difundir as informações e alcançar o maior número de pessoas. essa publicização na rede particular permite uma interação direta do estudante com o seu público, sendo que, havendo qualquer dúvida que não consiga ser respondida diretamente por este, ele poderá acessar a professora, que o auxiliará na condução.

Observações: 

A atividade, além de ter uma excelente aceitação por parte dos discentes, igualmente, deu ensejo a uma grande interação e impacto nas redes sociais, tendo interação com diversas pessoas da comunidade, que comentaram, questionaram sobre os memes etc. Assim, a atividade alia o ensino, a pesquisa e a extensão.

CUIDADOS TOMADOS PARA QUE A ATIVIDADE ALCANÇASSE OS OBJETIVOS PLANEJADOS

O acompanhamento do desenvolvimento da atividade é um aspecto que se destaca para que a atividade alcance o fim almejado. Isso porque se acompanha a estruturação do meme e é possível corrigir, prontamente, eventual rumo. Ainda, ao final, o mecanismo das marcações, permite que se verifique o compartilhamento com a comunidade do meme e, portanto, o transpor as quatro paredes da sala de aula.

Tempo de aplicação: 

A atividade foi apresentada em sala de aula, no primeiro dia, conjuntamente com a apresentação do plano de ensino. Posteriormente, foi desenvolvida, no âmbito das atividades não presenciais previstas para a disciplina. Nesse peculiar, estima-se a utilização de 10 horas. Para as apresentações, foram utilizadas 2 horas. Posteriormente, para eventual ajuste, postagem e interação, previu-se 1 hora. Assim, a atividade, engloba um total de 13 horas.

Detalhes da atividade

Nome: 

Direito Constitucional em Memes

Instituição: 

Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA)

Área de concentração: 

  • Direito Constitucional

Disciplinas: 

Direito Constitucional II

Curso: 

  • Graduação - 3º semestre

Palavras-chave: 

  • Direito Constitucional
  • extensão
  • Memes
  • Oralidade
  • Protagonismo

Número de alunos: 

64

Tempo de aplicação: 

13h

Edição: 

Deíse Camargo Maito
Tatiane Guimarães

Direitos autorais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Atividades Relacionadas

  • Senado
    Crédito da imagem
    Imagem: "Senado2006", 2006, disponibilizada pelo usuário do Wikimedia Commons "Dantadd",  fotógrafo: Wilson Dias/Agência Brasil, sob a licença Creative Commons BY 3.0
  • Crédito da imagem
    Imagem: "Famille Rumpf", 1901, pintor: Lovis Corinth, disponibilizada pelo usuário do Wikimedia Commons "Dcoetzee", imagem em Domínio Público. 
  • Crédito da imagem
    Direitos autorais da imagem de capa (recortada): Imagem: "Alcatraz Prison San Francisco (d block: isolation)", 2009, disponibilizada pelo usuário do Flicker "Gary Bembridge", sob a licença Creative Commons BY 2.0  
  • Crédito da imagem
    Imagem: "Vista de Mogi das Cruzes a partir do Pico do Urubu", 2012, fotógrafo: Henrique Boney. Disponibilizado pelo próprio autor no Wikimedia Commons, sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0