Júri Simulado

Júri
Publicado em 07 dez. 2015. Última atualização em 07 dez. 2015
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Ementa: 

Os discentes ingressantes do 1º período realizaram pesquisa sobre o procedimento do Tribunal do Júri, bem como leitura prévia de obra literária clássica para que pudessem utilizar o caso literário como roteiro do júri simulado.

Objetivo: 

- OBJETIVOS: esta atividade se insere no objetivo do curso, em razão da perspectiva de formar profissionais com postura crítica, por meio da participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, utilizando-se também do instrumento de aprendizagem denominado letramento acadêmico. Por ser um trabalho interdisciplinar, são analisados conteúdos da Introdução ao Estudo do Direito, Filosofia, Linguagem e Argumentação, Ciência Política e Direito Processual Penal.

- HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: pretendeu-se desenvolver as capacidades de interpretação de texto, argumentação jurídica e criticidade.

Dinâmica: 

- MÉTODO DE ENSINO: leitura crítica, letramento acadêmico e aprendizagem baseada em problemas.

- PREPARAÇÃO: em relação aos alunos, a preparação consistiu na leitura da obra literária “Tempo de Matar” e na discussão sobre o tema, as teses a serem defendidas. Eles também realizaram atividade de pesquisa ampla sobre o tema e o procedimento do Tribunal do Júri, inclusive por meio de visitas às sessões. Finalmente, durante o semestre os alunos se reuniram em sala e fora dela para elaboração das falas dos atores do Tribunal do Júri. Esquematicamente, foram atribuições dos alunos:

•    estudar a obra Tempo de Matar de John Grisham

•    pesquisar o julgamento popular e temas afins para sustentação do trabalho

•    construir uma peça teatral que inclua o julgamento de do personagem.

Em relação aos professores, no início do semestre os docentes reuniram-se para determinação da obra literária a ser utilizada no trabalho - Tempo de Matar de John Grisham (editora Rocco) - bem como para a redação do roteiro que deveria ser seguido pelos alunos. Esquematicamente, foram atribuições dos professores:

•    disponibilizar período de sua carga horária para orientação dos grupos;

•    auxiliar na divisão dos grupos e indicar o local e data para apresentação.

•    fortalecer o caráter da interdisciplinaridade do respectivo período, informando sobre quais disciplinas estavam sendo contempladas,

•    fazer orientações quanto à metodologia.

•    orientar a ordenação de ideias no desenvolvimento do trabalho, estimulando o discente a produzir o conhecimento a todo instante, no processo de construção do trabalho integrado.

•    avaliar a construção do trabalho

- DESENVOLVIMENTO DA DINÂMICA: a dinâmica se desenvolveu quatro etapas:

1 etapa: mês de agosto

- Discussão do trabalho interdisciplinar com a gestora do curso de Direito, professora Inês Campolina, e com os professores do primeiro período, definindo a obra a ser trabalhada e as datas para a realização das etapas do trabalho;

- Apresentação do trabalho para os alunos, explicação sobre a importância da interdisciplinaridade, e estímulo à realização de visita técnica ao Fórum Augusto de Lima na Cidade de Nova Lima- MG, para assistirem a um julgamento do tribunal do júri.

 

2 Etapa: Mês de setembro:

- Leitura da obra estabelecida, realizada pelos alunos.

- Visita técnica ao Fórum Augusto de Lima, Praça Bernadino Lima- Centro, Nova Lima- MG, para assistirem a um julgamento, acompanhados das professoras Liciane Gonçalves e Carla Cristina.

 

3 Etapa: Mês de outubro:

- Encontro dos grupos para a elaboração das peças de defesa e acusação e organização para a apresentação do trabalho. Nesse sentido, a turma se dividiu em 4 ou 5 grupos:

1-  acusação: máximo de sete componentes, somente um atuou na peça, os demais foram auxiliares e pesquisadores;

2-  defesa: máximo de sete componentes, somente um atuou na peça, os demais foram auxiliares e pesquisadores;

3-  colegiado de juízes: máximo de cinco componentes, somente um atuou na peça, os demais foram auxiliares e pesquisadores;

4-  jurados: máximo de vinte e um e mínimo de sete;

5-  cidadãos: todos os alunos restantes (somente se não houvesse espaço nos grupos), atuaram como corpo de apoio para os atuantes.

Os grupos deveriam desenvolver suas pesquisas e argumentações de acordo com sua tarefa a ser desempenhada.

 

4 Etapa: Mês de novembro:

- Apresentação do trabalho para os professores do primeiro período (banca examinadora);

- Avaliação do trabalho pela banca;

- Reflexão sobre o que foi aprendido com a realização do trabalho;

- Reflexão sobre a importância desse trabalho para a formação e preparação do aluno do curso de Direito;

- Reflexão sobre o trabalho em equipe, apresentação das vantagens e dificuldades encontradas;

- Reflexão sobre a importância da interdisciplinaridade, com o objetivo de identificar a relação entre as disciplinas do período. 

Avaliação: 

- AVALIAÇÃO POR NOTA: a atividade teve caráter avaliativo como trabalho interdisciplinar. Foram avaliados os seguintes itens: planejamento da peça, execução, contextualização do caso, envolvimento dos membros e criatividade. 

Detalhes da atividade

Nome: 

Júri Simulado

Instituição: 

Universidade Salgado de Oliveira – Universo BH

Área de concentração: 

  • Processo Penal
  • Teoria do Direito
  • Ciência política
  • Linguagem e Argumentação Jurídica

Disciplinas: 

Introdução do Estudo do Direito, Linguagem e Argumentação Jurídica, Introdução ao Pensamento Filosófico e Ciência Política l – 1º semestre

Curso: 

  • Graduação

Palavras-chave: 

  • Interpretação de textos
  • Júri Simulado

Número de alunos: 

50 alunos

Tempo de aplicação: 

50h

Edição: 

Guilherme Forma Klafke

Direitos autorais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Atividades Relacionadas

  • Jan Massys
    Crédito da imagem
    Imagem: "Le collecteur d'impôts", disponibilizado pelo usuário da Wikimedia Commons "Yelkrokoyade", autor: Jan Matsys,  sob as licenças GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) ou CC BY-SA 3.0
  • Gavel
    Crédito da imagem
    Imagem: "My Trusty Gavel", 2009, disponibilizada pelo usuário do Flicker "Brian Turner", sob a licença Creative Commons BY 2.0
  • Hidrelétrica
    Crédito da imagem
    Imagem: "Turbinas da usina de Furnas", disponibilizada pelo usuário do Wikimedia Commons "Luiz coelho", foto de autoria própria do usuário, sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0
  • INCOR
    Crédito da imagem
    Imagem: "Instituto do coração do Hospital das Clínicas de São Paulo", disponibilizada pelo usuário do Wikimedia Commons "Maxpana3", sob a licença Creative Commons BY-SA 4.0 ou GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html)