Ementa:
A Apple foi investigada pelo Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (DFS) pelas alegações realizadas de que a análise para a concessão do cartão de crédito estava sendo sexista. De acordo um cliente adepto ao referido cartão de crédito, David Heinemeier Hansson, foi fornecido a ele um limite de crédito 20 vezes maior do que da sua esposa, mesmo ela possuindo uma pontuação melhor de crédito e ambos apresentando declarações de impostos conjuntos. Após esse ocorrido, David chamou o cartão de crédito da Apple de sexista, pois aparentemente o algoritmo realizava a análise levando em consideração o Gênero da pessoa. O cartão de crédito é resultante de uma parceria do Banco Goldman Sachs e da Apple e, de acordo com David, após o seu relato sobre o caso nas redes sociais, o Goldman Sachs aumentou o limite de crédito de sua esposa sem solicitação de documentos adicionais.
Os alunos, em grupo, deverão analisar o caso a partir do método do caso e debate, avaliando se houve alguma violação aos consumidores, bem como se o algoritmo foi discriminatório quando tomou uma determinada decisão.
Objetivo:
(i) Auxiliar os alunos a entender o que é um algoritmo, bem como aprofundar os temas em relação ao viés que este algoritmo pode realizar e se este algoritmo pode gerar discriminação.