Os impactos da discriminação algorítmica nas relações de consumo: caso Smart Refrigerators

Publicado em 16 nov. 2022. Última atualização em 10 jan. 2023
Os impactos da discriminação algorítmica nas relações de consumo: Smart Refrigerators

A empresa Amazon vem criando vários aparelhos conectados com base na tecnologia de IoT (Internet das Coisas). Esses aparelhos serão conectados e controlados pela Inteligência Artificial da Alexa, por meio de um aplicativo. Com essa tecnologia, o usuário poderá ligar ou apagar as luzes de suas casas, ligar a TV, ar condicionado e, até mesmo, verificar o que tem em sua geladeira e comprar o que está faltando em sua casa, tudo através de um aplicativo disponibilizado pela empresa. A geladeira inteligente da Amazon está sendo projetada também para monitorar os hábitos alimentares e hábitos de compra dos usuários, prever o que cada pessoa deseja e realizar a entrega, muitas vezes mesmo sem que o consumidor tenha pedido. Diante disso, as empresas poderão ter acesso à todas as informações de consumo e direcionar produtos com base no que o usuário já consumiu.

Os alunos, em grupo, deverão analisar o caso trazido a partir do método do caso e debate, avaliando se houve alguma violação aos consumidores, bem como se o algoritmo foi discriminatório quando tomou uma determinada decisão.

(i) Auxiliar os alunos a entender o que é um algoritmo, bem como aprofundar os temas em relação ao viés que este algoritmo pode realizar e se este algoritmo pode gerar discriminação.

• Disciplina Optativa

• Direito do Consumidor; Relações de Consumo; Direito Digital; Inteligência Artificial; Discriminação Algorítmica.

Não há número mínimo e máximo de participantes