Os impactos da discriminação algorítmica nas relações de consumo: caso Publicidade Direcionada na Noruega

Publicado em 16 nov. 2022. Última atualização em 10 jan. 2023
Os impactos da discriminação algorítmica nas relações de consumo: caso Publicidade Direcionada na Noruega

Ementa: 

As empresas têm inovado cada vez mais quando o assunto é marketing e publicidade direcionado aos seus clientes, especialmente com ferramentas tecnologias. Na Noruega, a pizzaria Peppe’s Pizza estava utilizando o reconhecimento facial em conjunto com análises algorítmicas para personalizar ofertas e publicidade. Foram utilizados dados como gênero, idade, aparência e humor e resultou-se que, homens viam mais publicidade relacionadas à pizza com carne e mulheres mais opções saudáveis.

Os alunos, em grupo, deverão analisar o caso trazido a partir do método do caso e debate, avaliando se houve alguma violação aos consumidores, bem como se o algoritmo foi discriminatório quando tomou uma determinada decisão.

Objetivo: 

(i) Auxiliar os alunos a entender o que é um algoritmo, bem como aprofundar os temas em relação ao viés que este algoritmo pode realizar e se este algoritmo pode gerar discriminação.

Detalhes da atividade

Nome: 

Os impactos da discriminação algorítmica nas relações de consumo: caso Publicidade Direcionada na Noruega

Instituição: 

FGV Direito SP

Área de concentração: 

  • Disciplina Optativa

Curso: 

  • Pós-Graduação lato sensu

Palavras-chave: 

  • Direito do Consumidor; Relações de Consumo; Direito Digital; Inteligência Artificial; Discriminação Algorítmica.

Número de alunos: 

Não há número mínimo e máximo de participantes

Tempo de aplicação: 

2 horas
Anexos
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