Os impactos da discriminação algorítmica nas relações de consumo: caso Apple’s sexist credit card

Publicado em 16 nov. 2022. Última atualização em 10 jan. 2023
Os impactos da discriminação algorítmica nas relações de consumo: Apple’s sexist credit card

A Apple foi investigada pelo Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (DFS) pelas alegações realizadas de que a análise para a concessão do cartão de crédito estava sendo sexista. De acordo um cliente adepto ao referido cartão de crédito, David Heinemeier Hansson, foi fornecido a ele um limite de crédito 20 vezes maior do que da sua esposa, mesmo ela possuindo uma pontuação melhor de crédito e ambos apresentando declarações de impostos conjuntos. Após esse ocorrido, David chamou o cartão de crédito da Apple de sexista, pois aparentemente o algoritmo realizava a análise levando em consideração o Gênero da pessoa. O cartão de crédito é resultante de uma parceria do Banco Goldman Sachs e da Apple e, de acordo com David, após o seu relato sobre o caso nas redes sociais, o Goldman Sachs aumentou o limite de crédito de sua esposa sem solicitação de documentos adicionais.

Os alunos, em grupo, deverão analisar o caso a partir do método do caso e debate, avaliando se houve alguma violação aos consumidores, bem como se o algoritmo foi discriminatório quando tomou uma determinada decisão.

(i) Auxiliar os alunos a entender o que é um algoritmo, bem como aprofundar os temas em relação ao viés que este algoritmo pode realizar e se este algoritmo pode gerar discriminação.

• Disciplina Optativa

• Direito do Consumidor; Relações de Consumo; Direito Digital; Inteligência Artificial; Discriminação Algorítmica.

Não há número mínimo e máximo de participantes