Fundamentos de Processo Penal em plataforma digital

Publicado em 07 dez. 2015. Última atualização em 07 dez. 2015
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Ementa: 

A atividade incorpora a utilização da plataforma Moodle como uma forma de disponibilizar aos alunos maior quantidade de material de leitura, com o objetivo de suscitar o aprofundamento teórico e as discussões. Além disso, o ambiente virtual permite a interação coletiva dos alunos por via de fóruns de discussão e a interação individual entre alunos e professor.

Objetivo: 

- OBJETIVOS GERAIS: o curso Fundamentos do Processo Penal I teve como principal foco permitir aos alunos a complementação dos conhecimentos adquiridos na disciplina de Direito Processual Penal I ministrada no curso regular de graduação. Buscou-se aprimorar a disciplina ministrada em aulas presenciais através de modernos recursos de educação à distância, como é o caso da plataforma MOODLE. Foram aprofundados temas de grande importância, utilizando-se de um meio interativo de aprendizagem, que funcionou como elo de ligação entre o professor e os alunos, permitindo um maior diálogo, mesmo fora da sala de aula. Foram tratados temas de processo penal como sistemas processuais penais, garantismo, eficácia da lei processual penal, etc.

- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: pretendeu-se aprofundar o tema referente à evolução histórica do Processo Penal, permitir ao aluno a identificação do fundamento de existência do Processo Penal, capacitar o aluno a conhecer os sistemas processuais penais, aprofundar a compreensão quanto a teoria do garantismo, examinar os sistemas de investigação preliminar no Direito Comparado, enfatizando e aprofundando o estudo quanto ao procedimento policial investigatório brasileiro

- HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: GERAL: pretendeu-se capacitar o aluno com conhecimentos mais aprofundados sobre temas relevantes do Direito Processual Penal, principalmente acerca dos fundamentos da disciplina, criando-se uma base sólida de conhecimentos necessários para que o aluno pudesse desvendar os demais temas desta área especializada de forma mais qualificada e completa, exercendo a crítica e a reflexão.

Dinâmica: 

- MÉTODO DE ENSINO: ensino com recurso a ambiente virtual.

- PREPARAÇÃO: em relação aos alunos, a preparação consistiu no acompanhamento das leituras disponibilizadas antes e depois das aulas em ambiente virtual.

Em relação ao professor, a preparação consistiu na criação da página da disciplina no sistema Moodle, na seleção das leituras disponibilizadas no ambiente virtual e na elaboração de material didático para as aulas. Além disso, coube ao professor ficar disponível para dúvidas e também monitorar a participação dos alunos na plataforma digital.

- DESENVOLVIMENTO DA DINÂMICA: o conteúdo era inicialmente apresentado ao aluno em sala de aula e, como atividade extraclasse, era disponibilizado o curso no ambiente Moodle com material para aprofundamento teórico e discussões, conferindo ao aluno uma visão crítica sobre temas relevantes da disciplina dificilmente trabalhados em sala de aula.  

A participação nas aulas teóricas era coordenada com módulos disponibilizados gradativamente no sistema virtual. Além da aula teórica, com a instrução apresentada para cada módulo seguia-se a indicação de leituras e o oferecimento de um texto de lavra do professor, especialmente trabalhado para o módulo.

No Moodle, as interações poderiam ocorrer a qualquer momento, já que o professor ficava sempre disponível na Plataforma, seja por meio de atividades coletivas, como, por exemplo, os fóruns de discussões, seja por intermédio de contato virtual individualizado, em que o aluno contatava diretamente o professor para tirar suas dúvidas ou suscitar questões que, conforme o caso, pudessem ser compartilhadas com o grupo.

- CUIDADOS COM A ATIVIDADE:

1) O material didático, sobretudo os textos disponibilizados e o texto produzido pelo professor, deve ser uma material de conteúdo realmente interessante e estimulante. Recomenda-se que o texto do professor aprofunde os temas de sala de aula, acrescentando informações novas e trabalhando os conteúdos já apresentados de forma mais aprofundada.

2) O papel do professor como moderador, presente virtualmente, é algo que deve ser visto com bastante atenção, pois o bom desempenho do aluno dependerá da presença virtual do professor, acompanhando e interagindo com frequência.

Avaliação: 

- AVALIAÇÃO POR NOTA: ao término de cada módulo o aluno deveria responder uma atividade, que servia para a checagem do aprendizado e avaliação.

Observações: 

1) O recurso disponível na plataforma com o nome de "fórum" é uma das ferramentas mais importantes, pois permite a discussão de temas de forma coletiva, favorecendo a dialética e a moderação do professor.

2) O curso e todo o material didático está disponível em: http:// www.professorlovisaro.com/moodle. Ao entrar no site clicar no link referente ao curso de Fundamentos de Processo Penal I - 1ª Edição Campus Rio Branco. Em seguida será aberta uma nova página onde deverá ser clicado no botão "Acessar como Visitante". Em seguida será aberta nova página e na parte inferior da página haverá um textbox para inserir a senha: 123456. Em Seguida clicar no botão "Enviar" que o curso com todo material didático ficará disponível.

Detalhes da atividade

Nome: 

Fundamentos de Processo Penal em plataforma digital

Instituição: 

Universidade Federal do Acre

Área de concentração: 

  • Processo Penal

Disciplinas: 

Fundamentos do Processo Penal I

Curso: 

  • Graduação

Palavras-chave: 

  • Ambiente virtual
  • ensino à distância
  • Moodle
  • Processo Penal

Número de alunos: 

De 35 a 40 alunos

Tempo de aplicação: 

32h

Edição: 

Guilherme Forma Klafke

Direitos autorais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Atividades Relacionadas

  • Hidrelétrica
    Crédito da imagem
    Imagem: "Turbinas da usina de Furnas", disponibilizada pelo usuário do Wikimedia Commons "Luiz coelho", foto de autoria própria do usuário, sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0
  • INCOR
    Crédito da imagem
    Imagem: "Instituto do coração do Hospital das Clínicas de São Paulo", disponibilizada pelo usuário do Wikimedia Commons "Maxpana3", sob a licença Creative Commons BY-SA 4.0 ou GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html)
  • Emaranhado
    Crédito da imagem
    Imagem: "Una "rete" di rami all'Arte Sella", 2008, disponibilizada pela usuária do Wikimedia Commons "Pava", foto própria da usuária, sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0
  • Crédito da imagem
    Imagem: "Famille Rumpf", 1901, pintor: Lovis Corinth, disponibilizada pelo usuário do Wikimedia Commons "Dcoetzee", imagem em Domínio Público.