60f Pensamento Livre | Ensino Jurídico Participativo

Pensamento Livre

Acadêmicos do 6º Período de Direito da Unicaldas 2017/2

Pessoas reunidas em torno de uma mesa com vários papéis trabalhando.
Publicado em 05 jul. 2019. Última atualização em 05 jul. 2019
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Ementa: 

Atividade que enfoca a produção de textos e gravuras sobre obras previamente selecionadas e discutidas em classe, durante o semestre escolar. Pretende-se que os acadêmicos possam expressar através da arte uma interpretação pessoal e expressar para a comunidade acadêmica. Para tanto, eles devem elaborar um livro que possa expressar as opiniões, articulado de acordo com o livro trabalhado. Como havia três turmas de sexto período, a indicação do docente foi de uma obra por turma para permitir a multiplicidade de opiniões e, assim, enriquecer a obra.

Prêmio Destaque na 2ª Edição do Prêmio Esdras de Ensino do Direito (2018).

Objetivo: 

OBJETIVOS GERAIS: Oferecer um instrumental inovador para desenvolver (i) a capacidade de leitura e interpretação sobre problemas concretos e (ii) a utilização da arte como meio de se expressar e, desta forma, conectar com o mundo do direito, proporcionando novas soluções a partir de conflitos estabelecidos ;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: levar os acadêmicos a buscar reinterpretar problemas jurídicos concretos, bem como expressar soluções de maneira simples com intuito de facilitar a comunicação, podendo ser replicado em unidades escolares de ensino básico e médio e na comunidade local da cidade de Caldas Novas/GO. 

 

HALIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: Pretende-se que os alunos desenvolvam: 1) a capacidade de identificar problemas propostos nos textos apresentados; 2) a capacidade de responder aos problemas apontados de maneira simples e didática.

 

CONTEÚDOS TRABALHADOS: Conceitos básicos de exposição e compartilhamento de informações, bem como condensamento e exposição oral. Cada obra apresenta suas peculiaridades, devido ao tema abordado em cada uma, mas todas possuem relação com o direito internacional.

Dinâmica: 

MÉTODO DE ENSINO: produção de livro por meio digital, por meio da qual os acadêmicos apresentam suas posições frente aos problemas trazidos pelas obras previamente estudadas;

PREPARAÇÃO PRÉVIA DE ESTUDANTES:  A atividade foi desenvolvida durante o semestre 2/2017 com os acadêmicos do sexto período do curso de direito da Unicaldas da disciplina de Direito Internacional Público e Privado e no tocante a preparação cada turma ficou responsável pela leitura de uma obra, em formato digital disponibilizada pela Fundação Alexandre de Gusmão com temas atinentes ao direito internacional. Houve uma aula de introdução as obras e um prazo de 40 (quarenta) dias para leitura da obra selecionada.


DESCRIÇÃO DA DINÂMICA: a dinâmica se desenvolveu em momentos escalonados, onde os acadêmicos puderam, dentro do prazo estabelecido, ler a obra e pesquisar livremente sobre o tema proposto e o docente separou momentos finais das aulas para discutir questões atinentes inseridos nas obras. Após, os acadêmicos já se encontravam aptos para expor as ideias aos colegas através de debate com a própria turma que também leu a mesma obra, bem como as demais, na qual fariam a apresentação oral e, superado este momento houve a produção artística para execução do formato digital do livro intitulado “Pensamento livre dos acadêmicos de direito da Unicaldas”.

Avaliação: 

FORMA DE FEEDBACK: o acompanhamento da evolução dos trabalhos partiu da premissa da qual apenas aqueles que quisessem repassar seu trabalho para a composição do livro fosse respeitada. A menção de notas foi dada pela atividade global, com a percepção do docente pela participação em todos os estágios e não somente no resultado final.
AVALIAÇÃO POR NOTA: o livro por si só corresponde ao ápice de um projeto desenvolvido em um semestre, por isso, a nota representou até 50% da atribuída a segunda avaliação bimestral acadêmico, onde sua gradação partiu de outros dois medidores: 20% e 40% que dependia do engajamento do acadêmico durante todo o semestre. Esta decisão permite correlacionar participação e produção, ambos aliados a motivação.

Detalhes da atividade

Nome: 

Pensamento Livre: Acadêmicos do 6º Período de Direito da Unicaldas 2017/2

Instituição: 

Faculdade de Caldas Novas (Unicaldas)

Área de concentração: 

  • Direito Internacional

Disciplinas: 

Direito Internacional Público e Privado

Curso: 

  • Graduação - 6º semestre

Palavras-chave: 

  • Escrita livre
  • Direito Internacional
  • Artes
  • Trabalho coletivo

Número de alunos: 

30

Tempo de aplicação: 

6h

Edição: 

Guilherme Forma Klafke

Direitos autorais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Atividades Relacionadas

  • Imagem Plataforma de Petróleo
    Crédito da imagem
    Direito autorais da imagem de capa: Imagem: "Oil platform P-51 (Brazil)", 2009, disponibilizada pelo usuário do Wikimedia Commons "ArionEstar", foto de "Divulgação Petrobras/Agência Brasil", sob a licençaCreative Commons BY 3.0.
  • Crédito da imagem
    Imagem: "Oil platform (Brazil) 1", 2009, disponibilizada pelo usuário do Wikimedia Commons "Dantadd", foto de "Arquivo Agência Brasil", sob a licença Creative Commons BY 3.0
  • Crédito da imagem
    Imagem: "Lula e operários", 2009, disponibilizada pelo usuário do Wikimedia Commons "Richard Melo da Silva", fotógrafo Ricardo Stuckert/PR para a Agência Brasil, sob a licença Creative Commons BY 3.0.
  • Refinaria de gás
    Crédito da imagem
    Imagem: "Bidboland gas refinery", disponibilizada pelo usuário do Wikimedia Commons "Bellavista1957", de autoria da " National Iranian Oil Company (NIOC)", sob a licença em Domínio Público.