Manual Informativo do Cidadão

Ônibus
Publicado em 07 dez. 2015. Última atualização em 07 dez. 2015
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Ementa: 

Esta atividade foi destinada a incentivar a pesquisa e a formulação do senso crítico discente através da elaboração de cartilha sobre direito e deveres da criança.

Objetivo: 

- OBJETIVOS GERAIS: esta atividade se insere no objetivo do curso, diante da perspectiva de formar profissionais com postura crítica, condição de participação ativa no processo de aprendizagem, produção e disseminação do conhecimento, atrelando a historicidade individual à necessidade da sociedade.

- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: os discentes pesquisaram sobre direitos e deveres da criança, conteúdo este inserido na disciplina Direito Civil, e sobre os crimes contra a criança no contexto do Direito Penal.

- HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: pretendeu-se desenvolver a expressão escrita e a redação jurídica adequada ao público-alvo.

Dinâmica: 

- MÉTODO DE ENSINO: leitura crítica, letramento acadêmico e flexibilidade cognitiva.

- PREPARAÇÃO: em relação aos alunos, a preparação consistiu na realização de pesquisa e leitura de doutrinas e sites relacionados aos direitos e deveres da criança.

Em relação à professora, houve não apenas um trabalho de estímulo ao raciocínio e à motivação dos discentes, mas também de análise do contexto social e suas demandas, com o escopo de exercer a responsabilidade social através de informações à comunidade.

- DESENVOLVIMENTO DA DINÂMICA: Os alunos foram inicialmente estimulados através da pesquisa científica a realizarem resenha de obra doutrinária. Limitaram o tema para desenvolver a atividade e iniciaram a pesquisa doutrinária em sites oficiais do governo sobre direitos e deveres da criança. Nesta etapa, foi utilizado o instrumento de aprendizagem de letramento acadêmico. Elaboraram o material realizando a desconstrução de conceitos e posterior construção mediante linguagem de fácil entendimento e acessível a crianças para transformar o conteúdo até então reconstruído em uma cartilha. Com o escopo de divulgar a informação principalmente para as crianças a cartilha os alunos, após a confecção do material gráfico, participaram da entrega do Manual Informativo do Cidadão para as comunidades (escolas ensino Fundamental I) existentes no entorno da UNIVERSO BH, momento no qual também ministraram palestra à crianças sobre a temática abordada na cartilha.

- CUIDADOS COM A ATIVIDADE: houve zelo ao limitar o tema e a utilização de linguagem clara e objetiva destinada ao público alvo: crianças.

Avaliação: 

- AVALIAÇÃO POR NOTA: este trabalho não teve caráter avaliativo e sim a integralização em horas destinadas a Atividade Complementar do Curso. 

Detalhes da atividade

Nome: 

Manual Informativo do Cidadão

Instituição: 

Universidade Salgado de Oliveira – Universo BH

Área de concentração: 

  • Direito Civil; Direitos Difusos (Criança e Adolescente)

Disciplinas: 

Direito Civil – 2º semestre

Curso: 

  • Graduação

Palavras-chave: 

  • Cartilha de direitos e deveres
  • Cidadania
  • direitos e deveres da criança.

Número de alunos: 

20 alunos

Tempo de aplicação: 

30h

Edição: 

Guilherme Forma Klafke

Direitos autorais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Atividades Relacionadas

  • Crédito da imagem
    Imagem: "INAUGURAÇÃO PLANTA DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO - RAÍZEN - PIRACICABA 22/07/2015", disponibilizada pelo usuário do Flicker "Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SP)", sob a licença Creative Commons BY 2.0
  • Usina hidrelétrica
    Crédito da imagem
    Imagem: "Srisailam Dam with Crust Gates Open", 2007, disponibilizada no Wikimedia Commons pelo usuário "Chintohere", sob a licença de domínio público.
  • Gavel
    Crédito da imagem
    Imagem: "My Trusty Gavel", 2009, disponibilizada pelo usuário do Flicker "Brian Turner", sob a licença Creative Commons BY 2.0
  • Crédito da imagem
    Imagem: "Pozos de Ambición", 2007, disponibilizada pelo usuário do Flicker "Javi", sob a licença Creative Commons BY-SA 2.0